Aprender a tocar guitarra em casa e sem pagar um cêntimo é possível. O Instinct oferece um conjunto de aulas para que o utilizador domine as cordas em apenas sete semanas. Para começar a treinar basta registar-se no site, ter uma guitarra e reproduzir as aulas junto ao microfone do computador. Para quem não ainda não tem o instrumento, está disponível uma guitarra virtual.

Para além de aulas, a aplicação oferece pautas de dezenas de músicas. Entre elas, estão algumas das mais famosas do mundo, como “Smoke on the Water”, “Hey Jude” e “Stairway to Heaven”. O site permite ainda aos alunos comporem as suas próprias músicas e partilhá-las com os restantes utilizadores.

Todos os alunos recebem uma avaliação e é estabelecida uma tabela classifica, com um sistema de pontos. Assim, para além de completarem o curso, os utilizadores podem competir entre si pela maior pontuação.

A aplicação tem obtido grande sucesso e este ano conta já com mais de cinco mil alunos por todo o mundo.