A inovação já torna possível que o desenho ou texto surja sob a forma de um objeto de três dimensões. Para além disso, a caneta pode desenhar em superfícies mas também “no ar”. Compacta, é fácil de utilizar e não comporta nenhum software especial para funcionar, basta ligar à corrente.

A ideia começou através da Kickstarter, a maior plataforma mundial de crowdfunding de projetos promissores e criativos. O preço de lançamento da caneta ronda os 75 dólares (cerca de 56 euros).

A 3Doodler, projeto desenvolvido pela Wooble Works permite desenhar formas e objetos variados recorrendo a plástico aquecido, material utilizado também pelas impressoras 3D por arrefecer de forma rápida e solidificar numa estrutura estável.

O plástico é emitido pela ponta da caneta e solifica imediatamente à medida que entra em contacto com o ar. A caneta permite ainda que as ideias do desenhador passem para o papel exatamente da forma como foram imaginadas.

A chave para o sucesso é a simplicidade do mecanismo de funcionamento: o rabisco, o traço e a escrita são feitos do mesmo modo que na caneta tradicional. Os objetos criados podem ser mais ou menos complexos, uma vez que a caneta não se destina somente a profissionais da área mas sim a um público vasto e heterogéneo – o objetivo é tornar o 3D acessível a todos.

As utilidades são várias e incluem a construção de modelos em 3D, bijuteria e arte decorativa. A 3 Doodler representa um novo meio para artistas e para quem queira expressar o lado criativo.