Sentada no Café Candelabro, no Porto, Carol escreve. Chega um desconhecido e senta-se à sua frente. Breves momentos passam até que se lembra: é o sueco, aquele que conheceu em Nova Iorque enquanto fazia experiências com a máquina fotográfica, que apareceu, agora, sem aviso. Assim decorre o primeiro episódio da série “The Coffee Shop Series“.

Luísa Fidalgo, atriz portuense, explica que a ideia surgiu em agosto, numa coffee shop em Madrid: “Pensei: ‘O que é que era cómico acontecer-me agora?’ e escrevi a primeira história. Depois percebi que podia fazer muitas mais como esta”, conta. A “surrealidade” e a “forma natural com que as histórias são abordadas e representadas” são dois traços distintivos, explica a atriz.

De regresso a casa, depois de terminado o curso de representação em Nova Iorque, decidiu concretizar a ideia: “Tinha chegado no início de julho e não queria ficar parada à espera de castings portugueses, que são muito poucos”, esclarece. Um golpe de sorte valeu-lhe uma entrevista na SIC Radical. Pouco depois, os mini-episódios começaram a ser emitidos semanalmente.

Em Portugal, a ideia é pioneira, afirma Luísa. “Não existia este conceito de mini-episódios, que depois de passarem no Curto Circuito vão para a web e para todo o mundo”. Para todo o mundo, porque o público que procura não é só português. O elenco composto por atores estrangeiros e os episódios falados em línguas diferentes reiteram a vontade de internacionalizar “The Coffee Shop Series“.

Realizada pelo amigo da autora Vasco Vieira, a série já conta com dez episódios. A sinergia entre amigos também valeu ao projeto a participação da banda portuense Salto, que contribui com o tema musical.

O “potencial” da série e o facto de poder ser filmada “em qualquer sítio do mundo, desde que haja cafés” são fatores que motivam Luísa a prosseguir com o projeto. A jovem atriz traça, entretanto, novos objetivos: “Vou fazendo curtas-metragens e escrevendo. Uma que vai sair muito em breve é a “Maria” passada nos anos 60″, conclui.

Promo: The Coffee Shop Series from TheCoffeeShopSeries on Vimeo.