Depois de oito anos de esforços da Companhia de Teatro de Marionetas do Porto (CTMP) e de ultrapassadas as dificuldades financeiras, o museu foi finalmente inaugurado. O espaço teve abertura prevista para 2008, mas foi adiada por falta de apoios económicos. Ao longo destes 5 anos, a CTMP conseguiu reunir condições financeiras e restaurar o edificio da Rua das Flores, onde abre agora o museu das marionetas do Porto ao público. Segundo Isabel Barros, diretora artística do espaço, o projeto não teve ajudas exteriores e contou apenas com o “esforço da companhia e um esforço pessoal dos envolvidos”.

A CTMP tem um espólio com cerca de 1200 peças que vão estar em exibição de forma rotativa. Até maio o museu vai ser ocupado com uma exposição intitulada “lugares de apaziguamento”, que apresenta peças de vários estilos e épocas. Isabel Barros explica que a diversidade da exposição tem o objetivo de mostrar ao público que “as marionetas podem assumir diferentes formas”. Para além disso a coleção da companhia demonstra como o teatro de marionetas não é uma arte apenas indicada para crianças, mas também para adultos.

Exposição de Pintura Humorística

Para além da exposição de marionetas, o Museu conta também com uma exposição de pintura humorística de João Vaz de Carvalho intitulada “Pelos Cabelos”, onde o autor cria situações “absurdas e rídiculas” através da pintura e do desenho.

Entre as peças em exibição, Isabel Barros destaca o
Teatro Dom Roberto“, a obra mais antiga da exposição que consiste numa “barraquinha” de fantoches (marionetas de “luva”) itinerante que fazia espetáculos nas feiras e nas praias. Para além disso, a diretora artística enaltece as marionetas da peça de teatro “Miséria“. Ambas as obras, encenadas por João Paulo Cardoso, um dos precursores do teatro de marionetas no Porto, vão estar em exibição permanente no museu.

Porto: Cidade das Marionetas

Segundo Isabel Barros, “o Porto já tem alguma tradição no teatro de Marionetas”. Para a diretora artística do museu, as últimas décadas marcaram um crescimento da arte na cidade Invicta. Mas foi em 1988 que nasceu a companhia de teatro que ao longo destes 25 anos fez mais de 30 espetáculos e continua a produzir novas peças e marionetas.

Atualmente, a companhia apresenta as suas obras no Teatro de Marionetas do Porto na Rua de Belmonte. Um ano depois de ter sido inaugurada a CTMP começou a realizar-se anualmente o Festival Internacional de Marionetas (FIM) com espetáculos por toda a cidade. Para além disso existem vários teatros com experiências nesta área, até a Universidade do Porto já participou em atividades com marionetas.

Isabel Barros afirma ainda que em Portugal existe público para espetáculos de Marionetas, já que “cada vez mais as pessoas sabem que a cultura é importante e querem tomar contacto com coisas novas”.