Com um design simples e uma espessura inferior a 8,4 milímetros, este telemóvel consegue atingir velocidades de download de 150 Mbps (ultrapassando o Iphone 5 e o Galaxy SIII LTE, cujo limite era de 100 Mbps), e velocidades de upload na ordem dos 520 Kbps – o suficiente para descarregar, em menos de cinco minutos, um filme em alta definição com duas horas de duração.

O smartphone da Huawei vem equipado com um processador quad-core a 1,5 GHz, que permite a utilização da rede 4G. O ecrã de alta definição, com 4,7 polegadas, foi desenvolvido para ser sensível até ao toque, por exemplo, de luvas.

Vendas de smartphones disparam em 2012

No último trimestre de 2012, a Samsung e a Apple foram responsáveis por mais de 50% das vendas de smartphones a nível mundial (29% para a Samsung e 22,1% para a Apple), revelam os dados de um relatório publicado pelo Gartner. As empresas chinesas de comunicações ocupam a terceira, quarta e quinta posições (com 5,3% para Huawei, 4,7% para a ZTE e 4,4% para a Lenovo, respetivamente).

A câmara do Ascend P2 tem uma resolução de 13 megapixels e foi desenvolvida com a tecnologia Super Resolution Zoom 2X, o que permite a obtenção de fotografias com maior nitidez, mesmo utilizando o zoom. O telemóvel possui ainda um sistema de reconhecimento facial, que identifica automaticamente os contactos e facilita a partilha de imagens com os mesmos.

No que diz respeito à eficiência energética, a gigante chinesa de telecomunicações garantiu que o Ascend P2 é 30% mais eficiente do que o Galaxy SIII.