A Associação das Capitais Europeias do Desporto (ACES Europe) atribuiu pela primeira vez o título de Cidade Europeia do Desporto a uma cidade portuguesa. O programa geral distribui-se por cinco segmentos (Desporto e Cultura, Investigação e Conhecimento, Desporto para Todos, Eventos Desportivos e Formação e Qualificação) e, como realça Paula Nogueira, coordenadora geral de Guimarães CED 2013, a missão é “mostrar o desporto na sua completude e complexidade e atrair a atenção das pessoas para o fenómeno”.

Para obter maior atenção e envolvimento da população, o projeto abriu um concurso de voluntariado para auxiliar nos vários eventos. Das 300 pessoas que se candidataram ao concurso aberto pela CED2013, cerca de 150 foram selecionadas. Zizina Moreira, coordenadora do voluntariado do projeto, garante que todos os selecionados são “devidamente avaliados por consultas psicológicas, é-lhes traçado o perfil para se perceber se são pessoas capazes de compreender a função importante que vão ter e só depois são escolhidos por uma equipa especializada”.

As funções dos voluntários não obrigam a grandes esforços físicos mas os que recolhem a maior simpatia de Zizina são “pessoas de sessenta ou mais anos, algumas delas reformadas e ex-professores de Desporto, com uma energia incrível de fazer inveja aos mais novos”.

Entre os voluntários não há só jovens, mas pessoas desempregadas e reformados

Mais do que ajudar na organização do evento, o voluntariado da CED2013 visa criar bons hábitos na sociedade vimaranense, combater o sedentarismo e distrair as pessoas da depressão em que o país se encontra. “Queremos promover ao máximo um quotidiano mais saudável, queremos envolver e fazer com que todas as pessoas que estão connosco ganhem hábitos desportivos porque é disso que se trata o voluntariado: envolver e sensibilizar para a causa. Queremos pôr Guimarães a mexer!”, acrescenta a coordenadora.

Um ano repleto de eventos

A 7 de março será lançada a campanha nacional “Educar para a Ética do Desporto” e 3 de maio temas como a Cidadania e o Desporto, o Envelhecimento e o Desporto e a Economia e o Desporto serão abordados no Congresso ACES Europe. A Festa Nacional de Ginástica, a Final Four da Taça de Portugal em Futsal, o jogo de qualificação para o europeu de andebol Portugal/Espanha, o Rally Cidade de Guimarães, os Jogos do Eixo Atlântico são outros dos eventos que fazem parte do programa.

Para os mais jovens foram também criadas “bolsas de voluntariado desportivo, com as escolas da cidade, para que os alunos que sejam destacados durante a semana não se afastem das suas responsabilidades curriculares”, explica. No entanto, a prioridade é dada a “desempregados e reformados nas atividades semanais”. “Indicamos os alunos para o fim de semana que é também onde temos um maior fluxo de eventos”, diz a responsável.

Para além dos benefícios físicos e sociais que o projeto arrasta consigo, no final do ano serão entregues diplomas aos voluntários “onde estarão contempladas o número de horas dispensado por eles e em anexo segue uma espécie de ‘currículo’ das tarefas por eles desempenhadas no âmbito do projeto, para poderem juntar ao seu próprio CV”, clarifica.

Fóruns e Congressos a par dos eventos desportivos

Para além dos eventos desportivos e atividades disponíveis para a população em geral, Guimarães conta com vários eventos de Formação e Qualificação que, segundo a coordenadora geral, “é o segmento de programação dedicado à organização de tertúlias, conferências, seminários, congressos, e ações de formação, que envolve temas, convidados e formadores de diferentes campos e áreas de especialização, mas sempre focados no fenómeno desportivo”.

Esta segunda e terça-feira, 25 e 26 de fevereiro, por exemplo, o Multiusos de Guimarães e o Estádio D. Afonso Henriques receberam o Fórum do Treinador de Futebol e Futsal 2013, organizado pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF). Paulo Bento, Luís Filipe Scolari, Domingos Paciência, Humberto Coelho, Jaime Pacheco, José Couceiro e o jornalista Carlos Daniel são alguns dos presentes.

O objetivo é “aumentar os índices de participação desportiva da comunidade, aumentar a prática de exercício físico regular, promover hábitos e estilos de vida mais saudáveis, legar conhecimento e investigação sobre o fenómeno desportivo no concelho de Guimarães”, refere Paula Nogueira.