O SpiderSense é um fato (ou super fato), que está a ser desenvolvido por Victor Mateevitsi, estudante da Universidade de Illinois (UIC), em Chicago, que oferece a quem o utiliza a capacidade de ter um “sexto sentido”, muito semelhante ao do Homem-Aranha.

Aplicações

Os testes incluem pesquisas também na área da segurança dos ciclistas (permite sentir carros e outros veículos a aproximarem-se) e até em aplicações para invisuais, já que o fato permite ao utilizador andar de olhos vendados e descobrir o caminho mais facilmente.

Sempre que Peter Parker se sentia ameaçado, o seu sexto sentido avisava-o do perigo iminente. Agora qualquer um pode tornar-se no próximo super-herói, ou pelo menos ter as capacidades de um. Segundo Mateevitsi, “quando alguém bate no Homem-Aranha, ele sente uma sensação de perigo e consegue desviar-se”. “O nosso fato tem o mesmo conceito”, garante.

Tudo graças ao fato composto por microfones que enviam e recebem ondas ultrassónicas dos objetos ou corpos mais próximos. Caso algo (ou um “inimigo”) se aproxime, o fato exerce pressão na área do corpo mais próxima desse objeto.

Este é o projeto de doutoramento de Victor Mateevitsi, que tem testado o fato em estudantes. Os alunos vestem-no, são vendados e têm de atirar uma estrela ninja de cartão, caso sintam alguém a aproximar-se. Resultado? “95% das vezes eles sentem de facto algo a aproximar-se e atiram a estrela”, afirma o doutorando.

O fato deve ser apresentado já no próximo mês, na quarta Conferência Internacional da Realidade Aumentada (ISMAR), em Estugarda. Até lá, Victor Mateevitsi e a sua equipa, querem adicionar mais sensores ao fato para permitir uma cobertura de 360 graus.