A Associação InAutismo – Grupo de Investigação, nasceu no Porto graças à urgência em redefinir uma postura em relação às crianças com necessidades especiais. A entidade sem fins lucrativos pretende reunir projetos de investigação na área do autismo e prepara-se para ser apresentada este sábado (2 de março), na Casa da Música do Porto, a partir das 14 horas.

“Ser Indiferente”: a definição de diferença dada pelas crianças

A apresentação da Associação InAutismo, no dia 2 de março, está inserida no Congresso “Investigar para Inovar” que se realiza na Casa da Música do Porto e conta ainda com a apresentação do livro “Ser Indiferente”. Cláudia Pimentel falou-nos sobre o livro, que reúne trabalhos de crianças dos 3 aos 6 anos.

Trata-se de “um grupo de investigação que reúne pessoas de várias áreas, desde médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, terapeutas da fala, professores, educadoras, musicoterapeutas… tudo o que se possa imaginar em termos de possibilidade de abordagem terapêutica de uma criança com autismo”, explica Cláudia Pimentel, como forma de apresentar a associação.

Em entrevista ao JPN, a responsável pela InAutismo, explica os objetivos principais: centralizar a informação e colocar Portugal no mapa da investigação sobre o autismo.

A associação inclui vários tipos de terapias e um conjunto de informações que dão apoio aos pais e outros responsáveis pela saúde e bem-estar das crianças com necessidades especiais. Também quem estiver interessado em colaborar com a InAutismo pode perfeitamente fazê-lo.

O Congresso “Investigar para Inovar” tem como temas principais o autismo, o síndrome de Asperger , a musicoterapia e a educação. O preço de inscrição é de 30 euros.