A última realização de Miguel Gomes arrecadou mais uma distinção a nível internacional. Desta feita, a longa-metragem “Tabu” venceu, esta semana, o prémio “Cinecolombia” na categoria de Melhor Filme, a propósito da 53.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cartagena (FICCI), na Colômbia.

A película foi já galardoada com os prémios “Alfred Bauer” e “FIPRESCI” no Festival Internacional de Cinema de Berlim e com o de “Melhor Filme” no Festival Internacional do Filme de Flandre-Gand. A Sociedade Internacional Cinéfila distinguiu ainda o filme como “Melhor Argumento Original”.

“Tabu” não passou despercebido nem aos Cahiers du Cinéma, que o elegeram o filme como um dos dez melhores de 2012. Já o The Guardian atribuiu a pontuação máxima ao trabalho de Miguel Gomes e classificou-o como “uma jóia: gentil, excêntrico, possuidor de um tipo de inocência distinta – e também charmoso e engraçado”.

Além desta longa-metragem, Miguel Gomes realizou também “A Cara que Mereces”, em 2004, e “Aquele Querido Mês de Agosto”, em 2008.

O FICCI decorreu entre 21 e 27 de Fevereiro na cidade Cartagena, na Colômbia, e é um dos mais antigos festivais de cinema da América Latina.