Face ao predomínio do futebol nos órgãos de comunicação, são os blogues sobre modalidades que permitem que todos os adeptos e fãs estejam atualizados sobre o que acontece em outros desportos.

Criados por “apaixonados” pelas modalidades ou por alguém ligado a ela mas que muitas vezes se mantém como anónimo, são o local ideal para informar – mas também gerar polémicas. Os blogues Beba Água e Banhadas Andebol, de natação e andebol, respetivamente, são alguns dos exemplos.

Com mais de sete anos e três milhões de visitas, o Beba Água é, para muitos, a principal fonte de informação sobre natação. Antecipação e resultados de provas da natação nacional e internacional, concursos e passatempos são algumas das informações, nos posts regulares.

Ana Querido, treinadora de Clube de Natação da Maia, consulta regularmente o Beba Água e admite que pode ter alguma influência na modalidade por ser bastante popular. “Estes blogues dão azo a que conversemos entre nós, treinadores com treinadores e em determinadas alturas há nadadores que são muito focados, principalmente se forem mais jovens” afirma a treinadora.

Nuno Fonseca, jogador de andebol da Associação Académica de São Mamede, diz não se sentir influenciado pelo que é dito no Banhadas Andebol porque “os comentários que leio são os dos posts que envolvem diretamente a minha equipa por isso, ao ler, já tenho opiniões formadas sobre os assuntos”.

Nuno consulta o blogue todas as semanas e acredita que “acaba por ser um ponto de encontro das pessoas ligadas ao andebol, o que se nota nas áreas do blogue dedicadas aos cartazes dos jogos dos clubes, promoção de torneios e jogos das seleções”.

Blogues deste género ajudam na promoção da modalidade

Tanto Ana como Nuno defendem que o gosto pela modalidade é a principal razão a motivar alguém a criar este tipo de plataforma. “O andebol é ainda uma modalidade de pouca expressão mediática em Portugal e blogues deste género ajudam a que a informação sobre o mundo do andebol circule mais rápido”, declara Nuno.

Aliás, um dos primeiros posts publicados no Banhadas Andebol, a 27 de fevereiro de 2008, realça a liberdade por parte dos autores nos assuntos abordados: “Pretendemos ter um projeto credível em toda a linha, criticaremos quando o entendermos, mas sempre, objetivamente – gostem ou não os visados. Louvaremos, sempre que se justificar, gostem ou não as entidades singulares ou coletivas não mencionadas”.

Por outro lado e no que concerne aos comentários feitos, a treinadora do Clube de Natação da Maia, realça que a maioria das pessoas se “refugia no fato de poderem comentar anonimamente”, existindo maior à vontade para comentar e exprimir opiniões.