A equipa da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), composta por Francisco Amaral e Francisco Nunes Pereira, estudantes da Licenciatura em Economia, acaba de se sagrar vencedora do Torneio Nacional de Debate Universitário 2013 – TORNADU 2013. É a segunda vez consecutiva que um grupo de estudantes da FEP ganha este debate, que conta com a presença de muitos jovens universitários de todo o país.

No âmbito das nove equipas da Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP), três delas eram formadas por alunos da Faculdade de Economia, sendo uma a vencedora do torneio. Segundo o presidente da SdDUP, Tiago Vieira Laranjeiro, “a equipa da FEP surpreendeu pela sua solidez e eficácia”.

Os argumentos dos jovens foram considerados como lógicos e bem fundamentados, trazendo com eles exemplos ilustrativos, o que mostra o bom dominio da técnica de debate dos participantes no torneio. A boa cultura geral e o discurso fluente da equipa vencedora também foram elogiados por Tiago Laranjeiro.

O que é o TORNADU?

O TORNADU – Torneio Nacional de Debate Universitário reúne, anualmente, estudantes de todo o país para disputarem, ao longo de um fim-de-semana, o título de campeão nacional de debates. Este torneio é considerado a mais importante competição de debate competitivo universitário, em Portugal, e tem contribuído para o crescimento dos jovens portugueses.

Francisco Nunes Pereira tem, também, uma vasta cultura geral e um discurso fluente, razões que lhe valeram o Prémio de Melhor Orador do torneio. Já o estudante de Gestão, José Maria Antunes, arrecadou o Prémio Orador Revelação. Entre os melhores oradores do torneio ficaram, também, Ângelo Teles e Francisco Amaral, igualmente estudantes da FEP.

De acordo com Tiago Vieira Laranjeiro, o torneio “foi uma prova da maturidade” do movimento de debate competitivo universitário português, onde foi visível “um notório aumento na qualidade dos oradores e nível competitivo das seis sociedades de debates existentes”.