As explicações são várias e todas elas possíveis. O aumento dos preços das tarifas, o desemprego e a cada vez mais comum partilha de automóveis são explicações para uma menor procura pelos portugueses, no ano passado, dos metros do Porto e Lisboa, comboios e barcos.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), no último trimestre do ano passado houve menos 12,6% de passageiros nos metros do Porto e Lisboa. Durante 2012, o Metro do Porto transportou um total de 54,5 milhões de passageiros enquanto que, em 2011, transportou 55,7 milhões, havendo uma variação de 1 milhão e 200 mil passageiros, como refere Jorge Morgado, assessor da Metro do Porto.

Aviões aumentam número de passageiros

Nos transportes aéreos a tendência é diferente. No último trimestre de 2012, houve uma subida de 3,3% face a igual período em 2011, com um total de 6,6 milhões de passageiros.

Jorge Morgado confirma um decréscimo na ordem dos 2,4% que não são, contudo, muito preocupantes. O assessor da Metro do Porto reconhece que “o aumento de fraude e o decréscimo da mobilidade decorrentes da atual conjuntura económica” podem ser uma explicação para a diminuição do número de passageiros.

No metro de Lisboa a quebra foi mais acentuada, com uma diferença de 178,1 milhões de passageiros em 2011, e de 154,1 milhões no ano passado. Em Lisboa, a explicação pode estar no facto de o metro ter reduzido os lugares na linha verde.

Nos comboios houve uma quebra de 12,2% no último trimestre, tendo sido transportados um total de 32 milhões de pessoas. Os barcos também notaram decréscimos no volume de passageiros, na ordem dos 11,5%, com um total de 6,2 milhões de passageiros.