Um empreendimento de luxo ameaça demolir parte do muro de Berlim. Em causa está a East Side Gallery, um dos eixos artísticos mais icónicos da cidade.

É o trecho remanescente mais longo do muro de Berlim, na Alemanha, e o seu nome é East Side Gallery. Faz parte da antiga “cortina de ferro” entre bloco de leste e ocidental, e está em risco de ser demolido para dar lugar a apartamentos de luxo e a uma ponte pedestre sobre o rio Spree. Os rumores foram confirmados esta semana pelo autarca Franz Schulz.

Foram vários os artistas internacionais que cobriram, ao longo dos anos, os fragmentos do muro com pinturas. A East Side Gallery foi convertida numa autêntica galeria ao ar livre e é apontada como a segunda maior atração de Berlim. O anúncio da sua eventual demolição resultou, por isso, numa onda de descontentamento entre artistas e moradores e na circulação de várias petições online.

Moritz Boshart, estudante em Berlim, explica ao JPN que a polémica em torno do novo empreendimento de luxo é o reflexo de uma divergência ideológica entre “a ala de esquerda” e “a ala capitalista”. A East Side Gallery atravessa Friedrichshain-Kreuzberg, uma zona de Berlim que se caracteriza pelo “ambiente alternativo de artistas e intelectuais, na sua maioria defensores de políticas de esquerda”, conclui.

“Muitas empresas querem construir nesta zona por causa do ‘mediaspree’, um projeto de enorme investimento em propriedade. O objetivo é ganhar dinheiro, sem respeitar o espírito próprio da zona. O muro faz parte da história e destruí-lo é ir longe demais”, explica Moritz.

Já não é a primeira vez que é removida parte do muro. Desta vez, a ameaça é um edifício de 63 metros, destinado a apartamentos e escritórios de luxo. A entidade empreendedora, cujo nome é “Living Bauhaus” diz que o projeto oferece “uma dimensão de vida totalmente nova” e “vistas panorâmicas de tirar o fôlego”.

Se o projeto avançar, serão removidos vários segmentos do muro para facilitar o acesso ao novo edifício. No entanto, segundo o autarca Franz Schulz, a medida também permitirá uma melhor ligação entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental, através da construção de uma ponte pedreste entre as duas zonas da cidade. O empreendimento está agendado para a primavera.