Rita Redshoes, Zeca Medeiros, António Calvário, Jorge Palma, Ana Bustorff, Rodrigo Saraiva e São José Lapa são algumas das caras que se associaram ao Movimento “Que se Lixe a Troika”, que vai levar a população à rua este sábado, dia 2 de março.

Na página oficial do movimento, amontoam-se os vídeos de apoio de várias personalidades, que incentivam todos os cidadãos a juntarem-se para se manifestarem contra as atuais políticas de austeridade.

Rita Redshoes admite ter sido convidada pelo movimento, para se juntar à iniciativa. “Foi o próprio movimento que pediu a várias pessoas que escrevessem um texto que refletisse o que se sente neste momento. Aceitei prontamente, porque me identifico sobretudo com a ideia de que todos temos uma voz, somos nós que fazemos o nosso país e que muitas vozes juntas, mesmo com timbres diferentes, são poderosas”.

Zeca Medeiros, artista açoriano, também confessa que foi a organização do movimento que o convidou, mas que sempre se sentiu identificado com os valores defendidos. O artista acredita que as manifestações expressam a “vontade popular”, o descontentamento e a indignação pela situação atual do país e que, dessa forma, é importante a participação de todos.

A manifestação

A manifestação está agendada para as 16 horas de sábado. Vai decorrer em mais de 40 cidades em Portugal e no estrangeiro. Porto, Aveiro, Lisboa, Faro e Caldas das Rainhas são algumas cidades onde os manifestantes podem participar.

Nem todos percebem as manifestações

Rita Redshoes afirma que nem todas as pessoas percebem para que servem as manifestações, nem acreditam que vão mudar muita coisa. Rita, no entanto, reconhece que haja uma realidade diferente. “Não há verdadeiras nem únicas respostas, mas, pessoalmente, acredito que, para todos nós, é importante esta união e força em conjunto. Precisamos de perceber que não estamos sozinhos nas nossas lutas diárias para sobreviver, que somos muitos e que isso faz diferença”, afirma a vocalista de “Choose Love”.

Em resposta à sua participação no movimento, também o cantor Jorge Palma expressa uma opinião: “É bom centrarmo-nos e, sobretudo, citando o nosso maestro Victorino de Almeida, não deixarmos que Portugal se torne numa espécie de cão abandonado que lambe as mãos do primeiro que lhe der qualquer coisa para comer. Merecemos ser muito mais que isso, haja dignidade, coragem, inteligência e solidariedade de facto. Isto está só a começar, o rumo da locomotiva está nas nossas mãos”.

Além destes três artistas, muitos outros já mostraram o seu apoio ao movimento e à manifestação, através de diversos vídeos que circulam nas redes sociais e no canal oficial do YouTube do movimento “Que se Lixe a Troika”.

Estes não sabem se a manifestação vai trazer mudanças ou não, mas acreditam que pode começar a fazer a diferença. Zeca Medeiros, expressou, inclusive, a disponibilidade para cantar “Grândola Vila Morena”, juntamente com o resto da população, em São Miguel, nos Açores.

“Se amanhã se escreverá uma nova página nesta história, não sei. Mas a história terá que mudar”, afiança, confiante, Rita Redshoes.