2022 é o ano previsto para o lançamento do foguetão Ariane que levará para o espaço uma sonda, com destino a Júpiter. O objetivo da missão da Agência Espacial Europeia (ESA) é explorar as três luas de gelo do grande planeta gasoso: Europa, Ganimedes e Calisto.

“Juice”, que significa “Jupiter Icy Moon Explorer” (Explorador das Luas Geladas de Júpiter), irá explorar os três satélites durante cerca de três anos e meio. Antes disso, a nave demorará oito anos a chegar a Júpiter, ou seja, apenas por volta de 2030.

A “Juice” vai observar a atmosfera e magnetosfera do planeta e a interação com as três luas, através de instrumentos para a medição do campo magnético de Júpiter. Esta é a primeira grande missão do programa Visão Cósmica 2015-2025, da ESA, e pretende responder a duas perguntas: quais são as condições necessárias para a formação de planetas e a emergência da vida e como funciona o Sistema Solar.

Multimilionário procura casal para viagem espacial

Já a proposta de Dennis Tito é mais simples: o multimilionário procura um casal norte-americano, de meia-idade, com habilidade para lidar com tarefas mecânicas e que esteja disponível para uma viagem de ida e volta a circundar Marte. A aventura vai durar 501 dias, com partida a 5 de Janeiro de 2018.

O orçamento de Tito para este projeto é de cerca de mil milhões de dólares e pode fazer história ao levar o ser humano, pela primeira vez, numa viagem tripulada ao planeta vermelho. A razão, segundo Dennis Tito, é pôr fim à espera por mais uma viagem tripulada ao espaço, desta vez com novo rumo. “Não enviamos humanos além da Lua há mais de quarenta anos”, explica Tito.

O multimilionário já entrou para a história ao ser o primeiro turista espacial quando, em 2001, conseguiu um lugar no vaivém russo “Soyouz” com destino à Estação Espacial Internacional.