A União Europeia vai apostar 50 milhões de euros, este ano, em projetos de investigação para o desenvolvimento de tecnologia 5G. A vice-presidente da Comissão Europeia Neelie Kroes revelou que o programa vai durar até 2020, ano que deverá marcar o início da próxima geração de redes móveis. O anúncio foi dado no Mobile World Congress que aconteceu esta semana, em Barcelona.

A finalidade do programa é colocar a indústria europeia de telecomunicações como líder na geração 5G e criar postos de trabalho. O financiamento abrange projetos de instituições académicas e empresas como a Portugal Telecom (PT), a Nokia Siemens e a Ericsson.

Previsão da Comissão Europeia

A Comissão Europeia estima que o tráfego móvel em 2020 vai ser 33 vezes superior em relação a 2010. O acesso à Internet será realizado sobretudo por dispositivos sem fios como smartphones, tablets, máquinas e sensores.

Um dos exemplos de projetos que recebem fundos europeus é o “Mobile Cloud Networking“, criado em novembro de 2012 com parceria da PT, e que tem duração prevista de três anos.

A indústria móvel iniciou há pouco tempo a comercialização de dispositivos e serviços móveis 4G. A geração tecnológica que se segue ainda não tem especificações técnicas mas as previsões apontam para uma circulação de dados mais eficiente e omnipresente entre dispositivos.

A União Europeia financiou por volta de 700 milhões de euros entre 2007 e 2013 no desenvolvimento de redes de comunicações. Metade do valor foi investido em redes móveis.