O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, quer avançar com a construção de um lar para ex-jogadores do clube, como forma de agradecimento pelos anos de esforço dedicados ao clube. A unidade hoteleira, que acompanhará o hotel, seria ainda uma forma de rentabilizar, do ponto de vista comercial, a marca Benfica.

De acordo com informações do Diário de Notícias, o presidente do Benfica quer reunir ex-atletas encarnados e hospedar antigas glórias que possam necessitar de apoio médico ou de um local de acolhimento. O lar seria no interior do centro de estágios e serviria também para promover o convívio entre os ex-jogadores.

A construção do hotel, comum na grande maioria dos clubes ingleses, passaria por proporcionar privacidade ao plantel principal e reforçar o elo entre toda a estrutura do clube.

Paneira: “Há muita vida após o final da carreira”

Em declarações ao JPN, Vítor Paneira, ex-jogador do clube e atual treinador do Tondela, mostra-se muito “feliz por esta forma inovadora e exemplar de reconhecimento aos ex-jogadores” e assume o desejo de ver o projeto ser “seguido pelos outros clubes”.

Paneira lembra que alguns jogadores, como José Torres e Vítor Batista, tiveram “imensas dificuldades económicas” depois da sua carreira no Benfica e que este projeto pode vir a “acautelar situações semelhantes” no futuro.

O ex-camisola 7 dos encarnados refere que “todas as alturas são boas para se criar um projeto destes” mas que a atual “crise que assola o país” torna ainda mais importante este tipo de iniciativas.

Vítor Paneira lembrou ainda a responsabilidade social do Benfica como “clube representativo da maior parte dos portugueses” e “como uma das maiores instituições do país”. “Mais uma vez o Benfica mostra a grandeza que o define. É o clube do povo. Bom é que apareçam estas situações que marcam a diferença e o Benfica nisso é exemplar”, remata.