O programa “Vida Animal em Portugal e no Mundo”, transmitido na RTP Informação, é pioneiro na história da televisão portuguesa, por ser o primeiro programa de produção nacional (e com continuidade) dedicado à vida selvagem. O Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS) atribuiu o prémio internacional ao programa da autoria e responsabilidade de Luís Henrique Pereira, jornalista da RTP.

Em entrevista ao JPN, o jornalista diz-se “duplamente satisfeito” como autor e apresentador do programa e por este reconhecimento ser de uma Organização Não Governamental (ONG) que luta pela proteção dos animais selvagens. O prémio “Documentário Natureza” representa um reconhecimento pelo trabalho realizado, que já conta com mais de 140 documentários, desde que passou a ser exibido, em 2001, explica o jornalista.

Luís Henrique Pereira, em entrevista ao JPN – áudio:

O jornalista da RTP falou ainda da sua infância, da duração das gravações e da manipulação que existe nos documentários sobre animais selvagens.

Luís Henrique Pereira revela que é necessário “apaixonar-se pela espera” e respeitar os animais, que veem os seus espaços invadidos para “aprender e divulgar”. O autor do “Vida Animal” realça sempre o objetivo principal do programa.

Já estão a ser preparados novos documentários, para dar a conhecer aos portugueses as aves migratórias, os insetos, os répteis e anfíbios que existem em Portugal e, ainda, outras histórias que podem ser “desmistificadas”, como é o caso do capuchinho vermelho e do lobo mau.

Luís Henrique Pereira acredita que este prémio pode representar o pontapé de saída para que outros programas relacionados com a ciência, geologia e a história da natureza possam surgir na televisão pública. Quanto ao futuro, o jornalista adianta alguns pormenores e espera que seja concedido mais tempo ao programa.

O “senhor dos animais”, como é conhecido por quem o aborda na rua, quer continuar a “fazer documentários sobre a vida selvagem”, e sublinha que o “‘Vida Animal’ há de lá estar sempre. É sobre animais que falamos, é sobre animais que vamos continuar a falar”.