Mauricio de Sousa já tinha mão para o desenho antes de criar aquela que seria a protagonista da série de banda-desenhada com Cebolinha, Cascão e Magali. Inspirado numa das filhas e com o mesmo nome, nasceu, em 1963, a Mónica. Isso quer dizer que a “Turma da Mónica” comemora, esta semana, o quinquagésimo aniversário.

Exposições, espetáculos e brinquedos são alguns dos planos do autor para a semana de festa. Também vai ser possível encontrar, nas bancas, uma edição especial da história da personagem e, ainda, uma série de desenhos animados no canal de televisão “Cartoon Network”, mas só no Brasil.

Expansão do negócio

Ao ser bem sucedido, Mauricio de Sousa abriu parques temáticos e expandiu o negócio para o cinema e a televisão. Nas várias visitas a Portugal, o autor falou na intenção de abrir um parque temático no país. Intenção que nunca se veio a materializar.

Vem aí a Mónica crescida em “A Turma Adulta”

De acordo com a Lusa, Mauricio de Sousa justifica o sucesso da personagem por ser uma “menina moderna, urbana, ativa e com um temperamento forte”. O autor explica que o sucesso e atualidade dos temas discutidos permitiu-lhe transmitir uma moral da história e, desta forma, motivar as crianças para a leitura.

Depois da idade dos “porquês”, o autor lançou, em 2008, a “Turma da Mónica Jovem” e aventurou-se a espelhar a idade da rebeldia. Ainda este ano, chega às bancas um novo projeto: a Mónica crescida da “Turma Adulta”. Quanto ao futuro da personagem, o autor revelou que pode ser que aconteça um casamento entre a Mónica e o Cebolinha.