Num comunicado publicado na manhã desta quarta-feira, a Comissão Europeia anunciou que multou a Microsoft por incumprimento das regras estabelecidas para a escolha do browser nos sistemas operativos Windows. A multa tem o valor de 561 milhões de euros.

A origem deste processo deveu-se a uma queixa apresentada pela Opera, em 2007, que mostrava a posição dominante do Internet Explorer no Windows e da falta de escolha para os utilizadores.

Em 2009, a Comissão Europeia notificou a Microsoft de que estaria a violar as leis de concorrência da Zona Euro, ao incluir o Internet Explorer, por defeito, no Windows. Nessa altura, o organismo europeu propôs um acordo, em que exigia que os utilizadores das versões mais recentes do Windows pudessem optar pela utilização do Internet Explorer para navegar na Internet, ou de um browser alternativo.

A Microsoft já tinha perdido um processo semelhante, levantado também pela Comissão Europeia, relativo ao Windows Media Player, o que fez com que tivesse de comercializar duas versões do Windows: uma com, e outra sem esta aplicação.