A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (AEFCUP) convidou o ator e realizador de “Balas e Bolinhos”, uma das obras cinematográficas portuguesas com mais sucesso, para estar presente na projeção do Making of de “O Último Capítulo“. O evento vai ter lugar na sala 0.41da FCUP, pelas 16h30.

Carlos Leite, coordenador do departamento cultural da AEFCUP, explica que a iniciativa tem como objetivo combater o estereótipo de que “é difícil ter sucesso” em Portugal. O estudante afirma que os jovens pensam ser cada vez mais difícil encontrar emprego e que pretende que Luís Ismael seja um exemplo.

Quando a ambição é grande

Luís Ismael confessa que teve de fazer uma hipoteca à casa para conseguir fazer o segundo filme, que se tornou um dos maiores sucessos portugueses. Já o primeiro filme tinha sido feito com muito poucos recursos, mas, agora, os “Balas e Bolinhos” são um ícone português e procuram expandir-se do cinema para o teatro.

“Em áreas como a música e o cinema, em que se pensa ser impensável viver-se disso”, o ator vem contrariar a maré de negativismo patente nos estudantes. Carlos afirma que o caminho para o sucesso, no país, passa pelo empreendedorismo, dedicação e vontade. “Não digo que não será mais difícil do que noutros países”, mas é possível fazer o que se gosta em Portugal.

A iniciativa procura traçar um paralelismo e mostrar ao corpo estudantil que é possível, de facto, ter sucesso “cá dentro”.