A televisão em Portugal está, hoje, de parabéns. Há precisamente 56 anos, no dia 7 de março de 1957, começavam as emissões regulares da Rádio e Televisão de Portugal (RTP). As emissões experimentais, contudo, estavam já no ar desde 4 de setembro de 1956, a partir da extinta Feira Popular, em Lisboa.

Um dos marcos históricos da RTP foi o arranque das emissões a cores, a 7 de março de 1980, com o “Festival da Canção“, um dos programas mais notáveis da televisão estatal e que, recentemente, foi cancelado. Mas na história da televisão ficam ainda vários nomes e rostos: o “Telejornal” (o mais antigo programa de informação nacional), o “ZipZip”, de Raúl Solnado, o “Sabadabadu”, com Ivone Silva, ou “Vila Faia”, a primeira telenovela portuguesa, entre muitos outros.

A Guerra do Iraque, os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 ou o Europeu de Futebol de 2004, foram alguns dos muitos acontecimentos que marcaram a história mundial e que fazem agora parte do espólio histórico da RTP.

O universo RTP

A RTP1 foi o único canal de televisão em Portugal até 25 de dezembro de 1968, com a abertura do segundo canal da RTP, a RTP2. Na década de 70 surgem os canais dedicados às regiões autónomas: a RTP Madeira, em 1972, e a RTP Açores, em 1975. A 10 de junho de 1992 iniciam-se as transmissões da RTP Internacional e, a 7 de janeiro de 1998, nasce a RTP África. Em 2004 é criado um canal informativo, a RTPN – que em 2011 se torna na RTP Informação – e um canal dedicado à história da RTP – a RTP Memória.