Era esperado que os vencedores da 33.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto fossem revelados este sábado. No entanto, a direção decidiu antecipar os resultados para o final de tarde desta sexta-feira.

Em termos de cinema fantástico, “Mamã“, de Andrès Muschietti, arrecadou o Grande Prémio Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz (Jessica Chastain). O melhor argumento foi o de “Forgotten”, de Alex Schmidt, e Toby Jones conquistou a categoria de Melhor Ator, pela prestação em “Berberian Sound Studio“. O Prémio Especial do Júri foi para o espanhol “O Apóstolo“, de Fernando Cortizo.

Na 23.ª Semana dos Realizadores, Melhor Filme e Melhor Atriz (Jo Min-su) foram de “Pietà“. Realizada pelo sul-coreano Kim-Ki-Duk, a obra ficou empatada com “White Tiger“, do russo Karen Shakhnazarov, vencedor dos prémios de Melhor Realizador e Melhor Ator (Aleksy Vertkov). “Kauwboy” foi o filme com o melhor argumento.

A Coreia do Sul esteve em grande no Fantasporto 2013. Na secção “Orient Express”, “The Grand Heist” e “The Weight” conquistaram os títulos Melhor Filme e Prémio Especial, respetivamente.

Quanto ao cinema português, Mia Mia Sudan Tamam Tamam, de Luis Moya, conquistou o prémio para Melhor Filme. A RESTART – instituto de criatividade, artes e novas tecnologias, venceu o Prémio do Cinema Português – Melhor Escola.

Direção continuará a tentar realizar o festival

A anunciar os vencedores estavam os diretores do Fantas: Mário Dorminsky, Beatriz Pacheco Pereira e António Reis.

“O Fantasporto cumpriu integralmente o programa a que se propôs”, começou por dizer Beatriz Pacheco Pereira. “Tivemos, em 2013, uma edição de grande qualidade”, acrescentou.

Dorminsky complementou o raciocínio, dizendo que “há pouca, ou nenhuma, diferença entre este festival e os de há dois ou três anos”, e que estão todos “muito satisfeitos” pelo programa que apresentaram ao público do Porto.

Quanto à edição 33 do Fantasporto, Dorminsky admite que, nos dois últimos anos, “tem sido particularmente difícil” realizar o festival e estranha a falta de apoios do Turismo de Portugal e do Ministério da Economia. Contudo, promete que toda a equipa vai continuar a tentar trazer o Fantas com “a imagem que o Fantasporto tem”.

Jessica Biel e o “Homem das Sombras”

The Tall Man” (em português, “O Homem das Sombras”) abriu a noite deste antepenúltimo dia de festival num Grande Auditório bem ocupado.

Realizado e escrito por Pascal Laugier, o filme traz a história de uma cidade isolada que está a morrer lentamente à medida que as suas crianças vão desaparecendo sem deixar pistas. Em volta da situação, cria-se uma lenda de um homem alto e misterioso, culpado pelos desaparecimentos. Julia Denning (Jessica Biel) é enfermeira na cidade e parece cética quanto à lenda, até que o seu filho mais novo desaparece e ela inicia uma busca frenética para descobrir o seu paradeiro.

Apesar de um início que aparenta uma história já muitas vezes contada, “The Tall Man” conseguiu surpreender com twists inesperados e uma protagonista que nos deixa divididos quanto às suas intenções.

O argumento, apesar de não ser profundo, foi trabalhado pelo realizador de modo a manter interesse do espetador, levando-o a querer saber o que realmente se está a passar em cena para conseguir acompanhar o enredo. A fotografia e a banda-sonora cumprem o seu papel, mas a edição deixa um pouco a desejar nos momentos de maior ação.

Hoje, sábado, “Robot & Frank” terá as honras de encerramento do festival. Depois, o Hard Club recebe mais um Baile dos Vampiros.