A cada dia que passa, os smartphones surgem com novas aplicações, novas funções e novos tamanhos. Contudo, a evolução paralela dos acessórios começa a fazer-se sentir. Singularidade, originalidade e acessibilidade são as palavras de ordem.

Das centenas de aplicações e acessórios mais estranhos para smartphones, podemos destacar alguns: a “Embrace”, a “Yellow Jacket”, uma capa equipada com taser, a “Ugly Meter”, a “iGotYa” e a “iAugment”.

Embrace

Parece uma simples pulseira, mas é mais do que isso. Avisa quando a namorada está a ligar ou quando a celebridade mais badalada do momento acabou de fazer um tweet. Funciona através de Bluetooth e pode ser programada para brilhar com diferentes cores: tudo depende de quem envia o email, a mensagem ou, claro, o tweet. Tem autonomia para dez dias e capacidade para 100 alertas por dia.

UCheck

Também o cofundador da Biosense Technologies desenvolveu, recentemente, uma aplicação para detetar alguns problemas de saúde. A nova aplicação permite que os utilizadores façam os seus próprios testes à urina. É preciso mergulhar uma tira de teste, fotografá-la e, depois, mediante uma análise fotográfica, é dado um diagnóstico. A aplicação vai estar disponível no final do mês de março.

Yellow Jacket

Desenvolvida por norte-americanos, é uma capa para iPhone com um taser (choque elétrico) incorporado. Tem capacidade de 650 mil volts e é capaz de imobilizar um homem adulto.

Ugly Meter

A Ugly Meter é uma nova aplicação que, numa escala de 1 a 10, quantifica a beleza do utilizador. Funciona através da análise fotográfica dos contornos da cara e conclui com frases como: “Tu és tão feia que podias fazer um olho de vidro chorar”.

iGotYa

Esta é talvez uma das aplicações mais funcionais, que permite localizar os smartphones. Quando roubados – e após uma tentativa de introduzir o código errado – é tirada uma fotografia ao ladrão e enviada para o dono do telemóvel. Para utilizar o iGotYa é necessário fazer um “jailbreak”, um processo entretanto legalizado, que permite que os aparelhos executem aplicações não-autorizadas pelas empresas detentoras das marcas.

iAugment

Esta aplicação foi feita a pensar nas mulheres interessadas em aumentar o peito. O iAugment é uma ferramenta gratuita que permite aumentar o tamanho do busto, nas fotografias. A aplicação é dirigida a mulheres que estão a pensar submeter-se a uma cirurgia, mas que antes querem ter uma ideia de como vão ficar. Foi criada por um cirurgião plástico e permite simular 17 tamanhos diferentes de implantes.