“Queres contribuir através do poder da tua oração (…) no momento de determinar o novo sucessor de Pedro?” – é assim que a iniciativa adoptacardinal.org, da autoria do grupo de jovens alemão JUGEND2000, apela à participação daqueles que queiram aceitar o desafio.

O processo é bastante simples: basta introduzir o nome e o e-mail e, logo de seguida, é-lhe atribuído um dos 115 cardeais pelo qual terá de rezar.

“É mesmo fácil. Eu fiquei encarregue de rezar por Robert Sarah, cardeal guineense”, conta Juliana Martins. A estudante de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto diz que este tipo de iniciativas permite o encontro da religião com as novas tecnologias. “Faz-me sentir parte da decisão que se está a tomar”, refere.

Mais de 360 mil “pedidos de adoção”

A página web conta já com mais de 360 mil “pedidos de adoção” e também pode ser lida em espanhol, francês e croata, para além do alemão, inglês e italiano. A data de início do Conclave está prevista para terça-feira, 12 de março.

Para além de quebrar as barreiras geográficas, há quem atribua importância ao facto de ficar a conhecer melhor, pelo menos, um dos participantes do Conclave. “O Cardeal que me calhou foi Oswald Gracias, da Índia”, conta João Silva, estudante de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro. “Não o conhecia, mas acho que essa atribuição aleatória é a mais interessante”, conta o estudante.

Ainda assim, apesar da ideia fora do normal, não perde o foco: “O fazermos a nossa parte, ou seja, rezar para que ele faça bem a sua parte também, é o que importa. O resto é secundário”, esclarece. João acha, também, que este é um “grande passo da Igreja para se aproximar dos católicos de todo o Mundo”. “Tal como eu, milhares de pessoas o acham também, entre elas Bento XVI, já que criou uma conta no Twitter para esse efeito. A importância desse ato vai ficar na História, assim como este site”, diz.