Ouvir música em streaming está cada vez mais em voga e a indústria musical ganha cada vez mais força com a massificação dos conteúdos musicais na Internet. “Spotify”, “Stereomood” e “Rdio” são alguns exemplos de serviços de streaming que estão a dar que falar (ou ouvir).

O “Spotify” é o mais conhecido, atualmente, sobretudo através das redes sociais. Este canal oferece mais de 20 milhões de músicas que podem ser ouvidas a partir do computador, do tablet ou do smartphone. A particularidade é o facto de ser possível criar uma playlist própria, com base nos gostos pessoais, ou importar uma lista de outro utilizador com gostos semelhantes.

O “Stereomood” é gratuito e aposta num estilo de música mais “underground” e não tanto comercial, ou seja, as canções não são tão conhecidas e têm um público muito específico. Em épocas festivas como o Natal ou o Halloween, o programa cria playlists dedicadas à quadra para manter o espírito.

No “Rdio” estão disponíveis tanto as músicas mais recentes como as mais antigas, por 4,99 euros por mês. Este serviço de streaming oferece músicas internacionais, com especial destaque para aquelas que passam nas rádios tradicionais. Com o “Rdio” é ainda possível ouvir música em modo offline.

Em Portugal, também existem canais de streaming dedicados à música, como é o caso do “MusicBox” e do “MyWay”, mas com mais limitações do que os serviços internacionais. Uma delas é a desigualdade entre preços: o “MusicBox” custa, no geral, 6,99 euros. Já no “MyWay“, as músicas estão acessíveis a qualquer pessoa de forma gratuita e não é preciso registo.