Quantas vezes não lhe apeteceu um doce típico português a meio da tarde? Agora, é possível encontrar os mais diversos doces e pastéis típicos de várias regiões portuguesas espalhadas pela Invicta, de forma a levar o melhor de Portugal a todos os portuenses.

A Nata Lisboa abriu, recentemente, na Rua de Santa Catarina, e oferece um espaço atrativo em que o rei da casa é mesmo o pastel de nata. Produzido através de uma receita artesanal – apenas disponível para a marca lisboeta -, em nada se pode equiparar às natas que se encontram em todas as pastelarias portuenses. Desde a massa folhada ao recheio, tudo nestes pastéis de nata é diferente, embora Joana Seixas, responsável pela loja, não goste de equipará-los com os restantes. “São diferentes”, garante.

No total, existem três lojas espalhadas pelo país, e em todas se vende a mesma receita. “É uma receita artesanal que foi desenvolvida pela Nata Lisboa, e em todas as lojas se vende exatamente o mesmo pastel. A ideia é que o pastel tenha a mesma qualidade em todo o lado. Por isso, ele é fabricado lá e, depois, é distribuído pelas lojas “, esclarece Joana.

O público parece estar recetivo ao projeto e tem aderido muito, como explica a responsável pela loja. “O público do Porto, além de ter gostado da novidade, gostou muito do produto. Pelo menos é isso que me parece, pela grande adesão que temos tido”, conta. À hora do lanche é ver filas de pessoas à espera de conseguir comprar a nata. “O movimento tem sido tão grande que as pessoas até se queixam um bocadinho”, diz Joana. A falta de mesas ou o esgotar dos pastéis são dois dos problemas. “Mas estamos a otimizar no sentido de termos uma capacidade maior de produção e as pessoas poderem sair daqui satisfeitas”, garante.

“Sempre que vínhamos ao Porto achávamos que estavam a destruir o nosso produto”

Bem mais recente é “A Loja dos Pastéis de Chaves“. A funcionar desde o dia 20 de fevereiro, já é um fenómeno de sucesso no Porto. Com pastéis com os mais diversos recheios, desde a carne ao chocolate, passando pelos de frango com diversas especiarias, ou até vegetarianos, muitas são as possibilidades de escolha que a loja, gerida por verdadeiros flavienses, oferece aos portuenses.

Jorge Gonçalves, responsável da loja, garante que o espaço surgiu como uma necessidade de trazer os verdadeiros pastéis de chaves ao Porto. “Sempre que vínhamos ao Porto achávamos que estavam a destruir o nosso produto. Sentíamos sempre que o pastel não tinha nada a ver com o nosso. E ficávamos um bocadinho chateados”. Daí que, surgida a oportunidade, Jorge não teve mãos a medir e iniciou o projeto.

Experimentar novos recheios, no entanto, surgiu da necessidade de inovar. “Temos que ter um leque para vários tipos de pessoas. Há doces, salgados e vegetarianos”, explica.