O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, apresentou em fevereiro uma proposta de orçamento plurianual para a União Europeia que previa 6 mil milhões de euros para o emprego jovem. Segundo Van Rompuy, esta verba destina-se “aos países que tenham uma taxa de desemprego jovem superior a 25%”, incluindo Portugal, onde o desemprego jovem continua a aumentar.

No último trimestre de 2012, o valor chegou aos 40%, afetando 165 mil pessoas entre os 15 e os 24 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. Relativamente a janeiro, os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional revelam que o desemprego entre os jovens subiu 17,7%, face a período homólogo de 2012.

O número total de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 16,1% no primeiro mês deste ano por comparação com o mesmo mês de 2012, atingindo agora os 740.062 desempregados, também de acordo como Instituto de Emprego e Formação Profissional.