A Google continua a apostar na inovação. Os projetos do carro autónomo e do Google Glass ainda nem estão no mercado e a empresa norte-americana já apresentou o protótipo da nova invenção: uns ténis que falam.

YouTube pode ter irmão mais novo

O fundador do YouTube, Chad Hurley, revelou na SXSW 2013 que tenciona lançar uma nova plataforma destinada à partilha de vídeos online. A ideia é criar uma plataforma semelhante ao YouTube, mas que permite aos utilizadores trabalharem em grupo para criar novos conteúdos.

O conceito é simples: em vez de utilizar uma aplicação enquanto corre, porque não utilizar os próprios ténis para monitorizar o esforço físico, com a vantagem de receber conselhos sobre o mecanismo da corrida e vários incentivos para continuar? Bastou à Google um par de sapatilhas, um pequeno computador, um sensor de pressão, um acelerómetro, um giroscópio, um altifalante e a tecnologia Bluetooth.

A equipa está agora a investigar a possibilidade de unir marcas que consigam juntar esta tecnologia com a realidade aumentada, de forma a conseguir que sejam os ténis a dizer-lhe quantos quilómetros correu, em vez de uma aplicação. Caso se tenha atrasado para a corrida planeada, serão os ténis a informá-lo, através do altifalante ou do smartphone, quanto poderia ter corrido se tivesse começado o exercício mais cedo.

Segundo o responsável da iniciativa, os ténis inteligentes são apenas um protótipo feito para inspirar outras marcas: “O objetivo é perceber como se pode unir inovações e tecnologia com marketing e publicidade”. Aman Govil, responsável da iniciativa Art, Copy & Code, disse, no entanto, ao Washignton Post, que ainda não está prevista a comercialização do produto.

A revelação foi feita no festival South By Southwest (SXSW) que está a decorrer em Austin, Texas.