Eram cerca das 18h quando o fumo branco saiu da chaminé da Capela Sistina e empolgou as milhares de pessoas que aguardavam na Praça de São Pedro. Os sinos tocaram no Vaticano, anunciando o novo Papa, que conseguiu o consenso entre os 115 cardeais eleitores.

Jorge Bergoglio foi quem surgiu na varanda da Basílica de São Pedro poucos minutos depois, apresentado-se assim como o sucessor de Bento XVI, que renunciou a 11 de fevereiro de 2013.

Pouco depois da eleição concluída e do cargo aceite, o novo líder da Igreja Católica escolheu o nome de Francisco I e foi anunciado pelo cardeal Jean-Louis Tauran a uma multidão ansiosa. Eram 19h14.

Na apresentação aos fiéis, agradeceu o contributo de Bento XVI – a quem dedicou a primeira oração – durante o seu pontificado e apelou à paz e fraternidade no mundo. Bem disposto, disse: “Os cardeais foram buscar-me ao fim do mundo”.

Jorge Bergoglio tem 76 anos e é o primeiro Papa sul-americano. O arcebispo emérito de Buenos Aires foi escolhido após cinco votações, que decorreram desde ontem. Desta vez, a duração do Conclave foi menor – um recorde do último século. Um dia e meio chegou para nomear o Papa Francisco, face às 48 horas decorridas durante eleição de Papa Bento XVI. Apesar desta vez não ser favorito, por causa da idade, diz-se que na altura já havia sido o principal rival de Ratzinger.

O Papa Francisco é o 266.º Sumo Pontífice eleito pelo Conclave de cardeais.

[em atualização]