O cometa Pan-STARRS é o primeiro a visitar o Sistema Solar este ano. Para além disso, pode ser observado a partir de qualquer ponto da Terra, tendo sempre em conta o estado do tempo e esperando pelo pôr-do-sol.

Para encontrar o cometa, os astrónomos do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) aconselham a que se olhe “na direção do sol, quando este se está a pôr” e se procure por “uma pequena mancha no halo do pôr do sol”. Caso seja difícil a distinção, os astrónomos recomendam a utilização de binóculos ou de um pequeno telescópio.

Segundo informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os melhores dias para visualizar o cometa são a 13 e 15 de março, em Portugal continental. Esta quarta-feira, o cometa estará pouco abaixo do crescente da Lua, que pode ser usada como referência.

De modo a observar o cometa Pan-STARRS,é necessário ter em conta as recomendações de segurança, uma vez que olhar diretamente para o sol pode causar cegueira.