Segundo o “The Times of Israel”, um canal dinamarquês – o “TV2”-, utilizou uma imagem do jogo “Assassin’s Creed” para representar Damasco, como parte de uma notícia sobre a Síria.

O engano, que remonta a 26 de fevereiro, terá partido de um dos funcionários. Este terá pensado que a imagem era real após ter feito uma pesquisa online quando, na verdade, pertencia ao videojogo.

Para o diretor de conteúdos noticiosos do “TV2”, Jacob Nybroe, este engano deve servir como exemplo e “lembrança” para que todos “verifiquem as fontes das imagens”. Entretanto, a estação já implementou um sistema para permitir que imagens corretas para determinado assunto sejam mais facilmente encontradas.

A BGamer e a IGN – sites noticiosos relacionados com os videojogos – relembram que esta não é a primeira vez que este tipo de situação acontece. Por exemplo, a BBC, televisão pública britânica, utilizou imagens da insígnia da United Nations Space Command (do videojogo “Halo”) para ilustrar a posição do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre os problemas do Médio Oriente.