Tem uma ideia inovadora? “Basta ter uma ligação à Universidade do Porto, juntar-lhe uma boa ideia de negócio, vontade de rentabilizá-la e de a fazer crescer no mercado”. É esta a ideia da quarta edição do Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto, o iUP25k.

As candidaturas abriram a 8 de março e duram até 8 de abril. O prémio é de 15 mil euros para o projeto vencedor e de 5 mil euros para cada uma das duas ideias que se seguem na classificação.

Na primeira fase, o projeto será avaliado através de um vídeo de três minutos, feito pelas equipas. Por sua vez, cada equipa deve ter, no mínimo, um estudante ou alumni da UP.

Da primeira avaliação, saem 25 finalistas. Estes, vão participar no Elevator Pitch, que irá reduzir para nove o número de ideias. No Elevator Pitch, estes projetos terão acesso ao “Pitch me UP”, evento onde vão poder preparar a apresentação das suas ideias de negócio ao júri e ao público em geral, com a presença de um orientador.

A final do iUP25k é a 24 de maio. Aberta ao público, os participantes vão ter a oportunidade de apresentar as suas ideias a quem aparecer, para depois serem avaliadas pelo júri.

O iUP25k é organizado pelo Clube de Empreendedorismo (CEdUP) e pela UPIN – Universidade do Porto Inovação.