A Universidade do Porto (UP) tem por hábito, desde 2005, abrir as portas à participação de jovens entre os 10 e os 18 anos em cursos e atividades que lhes permitem experimentar, durante o verão, a vida universitária. As inscrições abriram hoje à meia-noite, mas a grande afluência de visitas ao site provocou uma quebra no servidor, que só retomou a atividade uma hora e meia depois. Antes de falhar, o site da Universidade Júnior já contava com mais de três mil acessos.

A Universidade Júnior (UJr) conta com vários programas [PDF], dirigidos aos alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e secundário (exceto o 12º ano), que incluem atividades como trabalho laboratorial, visitas de estudo, trabalhos de campo e grupos de discussão. O objetivo principal é promover o gosto pelo conhecimento nas diferentes áreas abrangidas pela instituição universitária.

Para participar, basta efetuar o registo no site – os que já tiverem registo de anos anteriores, podem utilizar o mesmo – escolher o programa pretendido, tendo em conta o número de vagas, e preencher os restantes elementos de inscrição que são solicitados. A inscrição fica “em processamento” até que o pagamento seja confirmado.

As candidaturas abriram no primeiro dia da Mostra da Universidade do Porto, no Palácio de Cristal, e estão abertas até ao dia 9 de junho.