Se uns apostam em vídeos promocionais, outros criam experiências interativas ou jogos didáticos. Na Mostra da Universidade do Porto, cada faculdade e curso quer dar o melhor para cativar futuros alunos.

A matemática e a física são conhecidas por assustar os alunos mais novos e atormentar a vida de muitos estudantes, por isso, estas ciências exactas têm na Mostra a díficil missão de cativar os alunos para seguir uma carreira entre números, símbolos químicos e equações.

Catarina Silva está na Mostra da Universidade para chamar os alunos para o estudo dos números. A estudante do Mestrado de Engenharia Matemática afirma que o maior desafio é combater a ideia de que a única saída é o ensino: “Eles acham que a matemática é só para professores, mas não. Podemos trabalhar em várias empresas e não trabalhar com matemática pura mas sim a aplicá-la”, conta.

Já Jorge Gameiro representa a licenciatura de Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), o único curso da área em Portugal. No último ano, o curso apenas preencheu nove vagas, das 48 disponíveis.

O problema é que, em muitos casos, para além da dificuldade, não há retorno em termos de emprego. Para o estudante universitário, o principal motivo que afasta os alunos do curso é a “falta de empregabilidade”. No entanto, o Professor do Departamento de Física e Astronomia da FCUP afirma que existe ainda algum “fascínio entre os jovens pela investigação e pelo estudo das estrelas e do Universo”.

Entre os vários stands da FCUP, a Licenciatura em Química é sem dúvida a que atrai mais alunos, pelas várias experiências científicas. No entanto, no último ano, o curso também só conseguiu preencher 38 das 90 vagas dísponíveis.

Mostra da Universidade do Porto continua até domingo

Para atrair os estudantes, as inciativas são muitas e variadas. Ao longo do primeiro dia, a Faculdade de Belas Artes (FBAUP) destacou-se pela aula de desenho, que chamou a atenção do público. Depois, para além de várias tunas académicas, esteve em palco o grupo de dança da Faculdade de Desporto (FADEUP).

A “Mostra” vai manter-se no Pavilhão Rosa Mota até domingo, e vai contar com várias aulas de grupo, conferências e espetáculos. Nas bancas das várias faculdades podem-se ver as últimas tecnologias, o trabalho académico dos laboratórios e conhecer melhor as saídas e experiências profissionais de cada área de estudo.