Durante o mês de março, pode fazer uma tatuagem e pagar com alimentos. A iniciativa é de Ivo Alves, responsável por uma loja de tatuagens em Chaves, a Ilegal Tattoo Studio & Shop.

Margarida Magalhães é sócia de Ivo e conta ao JPN que o principal objetivo “é ajudar os mais necessitados”, já que “a cada dia que passa há mais pessoas a passar fome”. Deste modo, decidiram “organizar a campanha para, pelo menos, ajudar” as famílias de Chaves.

As tatuagens devem ter uma área máxima de nove centímetros e são todas feitas a preto e branco, sem qualquer cor. O cliente pode levar o próprio desenho mas também pode pedir conselhos na loja.

A cobrança do serviço é feita em géneros alimentares, com prazos de validade alargados – como arroz, massa, leite e outros. Por cada tatuagem devem ser entregues, no mínimo, 6 alimentos. Estes produtos de primeira necessidade são, posteriormente, recolhidos pela Cruz Vermelha Portuguesa.

Ainda não há estimativas sobre a quantidade de alimentos entregues, mas Margarida afirma que, na loja, já foram feitas “cerca de 50 tatuagens”. A adesão superou as expetativas e “na primeira semana” conseguiram “preencher a agenda para o mês inteiro”.

No entanto, a tatuagem nao é obrigatória. “Há muitas pessoas que vêm cá e não querem fazer tatuagem” mas que “podem ajudar na mesma”, diz.