Promover a colaboração científica e aproximar a realidade académica portuguesa e iraquiana são objetivos da visita da delegação que esteve, no Porto, na semana passada para visitar as várias faculdades e estudar novas formas de cooperação.

A Universidade de Durhok

Situada na fronteira com a Turquia, na zona do Curdistão, a Universidade de Durhok constitui um dos principais focos de investigação do mundo árabe. Composta por nove faculdades e seis departamentos, conta com cerca de 11 mil estudantes e foi pioneira nas áreas como medicina e agricultura. A instituição iraquiana ocupa, atualmente, o 1717.º lugar no ranking da Webometrics, onde a Universidade do Porto (UP) se encontra na 93.ª posição.

De carácter científico e cultural, as relações foram firmadas com a assinatura de um protocolo que prevê, no futuro, o estreitamento de relações no que diz respeito a projetos de mobilidade e intercâmbio e ao desenvolvimento, em parceria, de novos projetos. Em discussão estiveram também assuntos relativos à estrutura do sistema de ensino em Portugal e no Iraque.

A iniciativa, que promoveu as ligações com universidades de países árabes, teve como figuras principais Mosleh Duhoky, o reitor da Universidade de Duhok, e Hussain Al Sewaidi, promotor da visita e presidente da Câmara do Comércio e Indústria Portugal – Iraque.

A estadia durou três dias, durante os quais foram visitadas as faculdades de Arquitetura, Ciências, Engenharia e Medicina. Uma reunião entre o reitor iraquiano e José Marques dos Santos fez também parte da visita.