Equipa da FEUP vai disputar o título de "Estudantes do Ano", em Munique. O grupo de universitários passou à fase final do concurso "Tournament in Management and Engineering Skills" (TIMES) e vai representar a Local Group Porto.

Uma equipa constituída por três estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto ( FEUP) e um do Instituto Superior Técnico ( IST) – Henrique Cruz, João Cunha e Nuno Carneiro são alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão da FEUP, e Xavier Azcue frequenta o Mestrado em Engenharia de Gestão Industrial do IST – vai disputar, na Alemanha, o título de “IEM Students of the Year”.

A competição “Tournament in Management and Engineering Skills” (TIMES), que se realiza a nível europeu, é a maior no que toca a estudos de caso para estudantes de Engenharia Industrial e Gestão – os grupos de universitários são postos à prova através da apresentação da solução proposta. Por outras palavras, pretende-se que os alunos, no espaço de três horas e meia, avaliem uma empresa e definam uma estratégia para a sua entrada num mercado emergente.

TIMES

O projeto é, todos os anos, inovador. O objetivo é preparar os alunos para o mundo do trabalho, incutindo nos estudantes um sentido de desafio e de pressão próprias da profissão. No entanto, os adeptos, a nível europeu, são muitos. O título de “Estudantes do Ano” não é o único objetivo dos universitários que participam na competição. No entanto, João Cunha sublinha que “é muito prestigiante”.

Outro desafio é a elaboração de uma estratégia de marketing para um determinado produto. João Cunha é da opinião de que o projeto ajuda os universitários, em muito, a terem uma visão das futuras funções que vão desempenhar: “A coordenação de equipa são chaves para o sucesso, tal como no mundo do trabalho”.

João Cunha, um dos elementos da equipa da FEUP, refere-se ao projeto como “sem dúvida muito enriquecedor. Participar no TIMES significa poder competir e aprender com os melhores alunos europeus de Engenharia Industrial e Gestão, representando, ao mesmo tempo, a nossa universidade, a UP”.

TIMES e o mercado de Trabalho

As oportunidades para entrar em contacto com o mercado de trabalho são bastantes: “Por outro lado, estão envolvidas grandes empresas de prestígio e, para estudantes que vão entrar no mercado de trabalho nos próximos anos, estes contactos são sempre importantes”.

Realizada há 19 anos, a TIMES atrai 250 equipas de estudantes todos os anos desde 1994. A organização fica a cargo da European Students of Industrial Engineering and Management (ESTIEM). O grupo de estudantes portugueses venceu o Local Qualification do Porto e ficou apurado para a semi-final, que decorreu na Universidade de Ankara-Bilkent, na Turquia, entre 22 a 25 de fevereiro.

Na semi-final, o desempenho dos portugueses ficou marcado pelo segundo lugar: “Também competimos com equipas europeias de grande valor que tornaram as competições muito renhidas, como a equipa de Lisboa do IST, que alcançou o 2.º lugar na semi-final em que saímos vencedores”, acrescenta João Cunha. Essa fase da competição foi superada com a equipa a conquistar o primeiro lugar.

Em causa está o título de “Estudantes do Ano”

O título “IEM Students of the Year” vai ser disputado, ao todo, pelas sete melhores equipas da Europa. Além da Faculdade de Engenharia da UP, já está confirmada a presença de grupos de estudantes da Chalmers University of Technology (Suécia), University of Belgrade (Sérvia), Technical University of Berlin (Alemanha), Technical University of Kaiserslautern (Alemanha) e Helsinki University of Technology (Finlândia).

O estudante afirma que, para além da satisfação pessoal, ganhar o título “significaria obter um reconhecimento de qualidade do ensino da nossa universidade e, ainda, ser a primeira equipa portuguesa a ganhar o TIMES”. O desafio não é fácil – “precisamos ainda de praticar e aprender muito para podermos pensar em alcançar esse título na final em Munique”.

Até agora, a equipa diz ter apreendido uma série de conhecimentos: “Desenvolvemos as nossas competências de apresentações para o júri e aprendemos também algumas técnicas de avaliação financeira de projetos”. O próximo passo para os estudantes vai ser a final da competição, que será disputada na Alemanha, em Munique, entre 22 e 28 de abril.