Na apresentação do Circuito da Boavista 2013, que contou com a presença de Rui Rio no Hotel Sheraton, ficaram a conhecer-se as provas que vão integrar a 5.ª edição do século XXI da corrida, e as motivações que o atual presidente da Câmara do Porto (CMP) deixa para o seu sucessor.

Rui Rio admite que, em 2012, quando se falou do Circuito da Boavista (CB), e perante o panorama atual do país, resposta saiu ao contrário”. Isto porque toda a gente esperava que se fosse abandonar a ideia de realizar a prova, mas o presidente da CMP afirma que este “é um dos eventos que a cidade do Porto deve utilizar, para poder responder à situação do momento”.

Dados da edição de 2011

No ano de 2011, assistiram ao Circuito da Boavista 220 mil espetadores, causando um impacto positivo deste evento a nível de notoriedade e visibilidade nacional e internacional, através do aumento das receitas turísticas, do fluxo turístico internacional e da taxa de ocupação hoteleira, com cerca de 80% em dois fins-de-semana.

“De 2005 para cá, tentamos fazer melhor e, este ano, não será diferente”, garante Rui Rio, quanto à edição de 2013 do CB. Estas melhorias foram sentidas na edição de 2011, quando a corrida teve o traçado renovado e isso refletiu-se ao nível da segurança, como no próprio desenrolar e espetacularidade das provas. Quanto ao campeonato WTCC, o patamar atingido pelo CB torna-o uma referência internacional ao nível dos mais importantes circuitos citadinos.

“Impulsionar a cidade do Porto” com eventos que podem estar noutros locais”, faz da cidade portuense, durante dois fins-de-semana, a região mais nostálgica e com mais adrenalina por causa do carismático circuito urbano. Quanto às infra-estruturas, a cidade do Porto está dotada e não serão necessários novos investimentos, até porque a CMP e a Porto Lazer pretendem uma redução, no mínimo, de 15% no orçamento, a nível interno.

O maior evento de automobilismo vai estar na cidade do Porto entre 21 a 23 de junho com o regresso do Grande Prémio Histórico do Porto (GPHP), e de 28 a 30 de junho, a palavra de ordem será “acelerar” com o Campeonato do Mundo de Carros e Turismo (WTCC).

Parceiros CB13

Para a edição de 2013 do Circuito da Boavista, são parceiros da organização a Federação Portuguesa de Automoblismo e Karting (FPAK), a empresa Peter Auto, promotor de provas dos clássicos do mundo e organizador de emblemáticas provas como SPA Classic, Le Mans Classique, Gstaad Classic Audemars Piguet, e a Eurosport Events, que faz chegar a imagem do Porto a espetadores de todo o mundo.

“Diversão e solidariedade para além dos carros”

O Circuito da Boavista tem encontro marcado de dois em dois anos na cidade do Porto, fazendo as delícias dos amantes de corridas e de carros. Tal como aconteceu em 2011, o CB2013 integrará uma programação paralela, de acesso gratuito, com atividade física, música, atividades dedicadas ao público infantil, feiras e mercados alternativos de inspiração vintage e de inspiração futurista.

A festa de São João vai funcionar como âncora e ligação ao circuito, o que poderá ser um convite para antecipar a visita ou adiar a partida, especialmente dos turistas que visitam a cidade nesta época.

Importa também referir que o Circuito da Boavista tem uma responsabilidade social ativa, associando-se às causas de Bagos de Ouro e da Operação Nariz Vermelho. As receitas das inscrições nos desfiles automóveis que venham a integrar o programa final revertem a favor destas duas associações.