Situada no centro do Porto, na rua da Conceição, “A Lavandeira” abriu portas este mês, para que os seus clientes lavem e sequem a sua roupa a preços baixos. O processo é simples: o cliente vai à lavandaria com o seu cesto de roupa suja, faz a sua máquina, paga e espera pelo fim da lavagem.

Segundo uma das sócias, Glória Santos, a ideia de abrir uma lavandaria com este conceito surgiu “depois de viagens ao estrangeiro”: dizem ter sentido “uma necessidade por parte dos estudantes e até dos turistas”. O propósito d’ “A Lavandeira” é que os consumidores lavem a sua roupa como se estivessem em casa, mas a um preço mais económico.

A lavandaria oferece dois serviços: um de lavagem (máquinas com capacidade para 8 a 13 quilos de roupa) e outro de secar (duas máquinas com capacidade de 13 quilos de roupa). Para já, Glória Santos diz que vai estar lá uma pessoa para ajudar os clientes, principalmente porque é um conceito pouco conhecido em Portugal. O objetivo é, porém, que os clientes se tornem autónomos e façam tudo sozinhos.

Aberta das 8h30 às 22h, “A Lavandeira” não exige que os seus clientes se preocupem com detergentes, amaciadores e desinfetantes – está tudo assegurado. As lavagens demoram entre meia a uma hora e as máquinas de secar têm ciclos de 15 minutos. Enquanto esperam, os clientes podem levar o seu computador e usar o wi-fi disponível ou até dar uma volta pelo centro da cidade.

No que diz respeito a preços, há lavagens desde os 4,90 euros e secagens no valor dos 1,50 euros. Com o cartão de cliente, que tem um custo de 15 euros (5 euros de adesão e 10 para usar em lavagens), tanto as lavagens como as secagens ficam 20% mais baratas. Em breve, pode ainda haver descontos para estudantes.