A moda do programa Erasmus não se aplica só a estudantes. Há cada vez mais professores a fazer intercâmbio e a trocar experiências e conhecimentos com os alunos portugueses. O JPN conversou com Carmen Marta Lazo, da Universidade de Saragoça, em Espanha, que se associou a esta nova tendência no Pólo de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A necessidade dos estudantes de Comunicação

Carmen Marta Lazo apercebeu-se que, para os alunos de Comunicação com quem lidou, o mais importante é aprender a trabalhar com as plataformas web que estão cada vez mais em uso.

Professora de Comunicação Audiovisual e Publicidade, Carmen Marta Lazo diz que a experiência “tem sido muito interessante”, tal como as aulas, visto que os alunos de Ciências da Comunicação “são muito participativos”. Os momentos que passou no Porto serviram para perceber que Portugal e Espanha têm mais em comum do que aquilo que parece. “O plano de estudos é muito parecido. Os alunos têm as aulas teóricas para aprender a trabalhar nos diferentes meios e, depois, põem o que aprenderam na prática”.

Em experiências de intercâmbio, esta é a terceira vez que a professora da Universidade de Saragoça vem a Portugal, e destaca a gastronomia e cultura do país, dizendo que os intercâmbios no país “são bastante ricos a todos os níveis”. Quanto à cidade do Porto, Carmen Marta Lazo considera que é “uma cidade de contrastes com edifícios muito novos e, simultaneamente, muito velhos”. O melhor que tem para oferecer são as pessoas, “a cidadania, a mobilidade, o tratamento e acompanhamento”, disse ao JPN.