São jovens universitários e estão, atualmente, no último ano da licenciatura de Design e Animação Multimédia, no Instituto Politécnico de Portalegre. Inês e Miguel foram os escolhidos entre centenas de concorrentes. Com 3329 votos, o vídeo foi selecionado pela banda e pelos fãs, através da rede social Facebook.

Inês Freitas, em conversa com o JPN, diz que tiveram conhecimento do concurso através do site da banda e que concorreram como forma de fazerem o que mais gostam. Os dois jovens estudam juntos e formam a dupla “Oneness Team“.

O concurso, a nível mundial, foi lançado em dezembro de 2012, em parceria com a Genero.tv. Para os concorrentes, foi deixada a tarefa de realizarem um videoclipe que interpretasse a música “Animals”, do último álbum intitulado “The 2nd Law”. Inês Freitas diz que apenas tinham de representar o que sentiam ao ouvir a música. “A maior parte optou por fazer filmagens reais e nós fomos dos poucos que quisemos fazer em animação”, conta. O tema retrata uma crítica ao capitalismo selvagem e à ganância dos mais poderosos, bem exposto pela dupla.

Os prémios são vários. Para além de ficarem como autores do videoclipe da música “Animals”, ganham ainda 3500 euros e, um convite para assistirem a um concerto da banda, onde vai ser transmitido o teledisco vencedor.

Quanto ao futuro, a dupla já tem várias propostas e crê que esta participação tenha sido uma mais-valia daqui para a frente. No que toca a investimentos, por enquanto, o mais importante é terminar a licenciatura.

O vídeo está disponível no YouTube e no site oficial da banda. Os Muse regressam a Portugal para um concerto no Porto, dia 10 de junho, no Estádio do Dragão. Os bilhetes já estão à venda e custam entre 56 e 90 euros.

Videoclipe do tema “Animals”, de 2012, vencedor do concurso lançado pela banda britância Muse: