Após o sucesso da última edição da Cimeira Rio 20, o Fórum Mundial Lisboa vai organizar um debate sobre “Cidades e Desenvolvimento Sustentável”, na Fundação Serralves, no Porto, nos dias 16 e 17 de abril. O principal objetivo é abrir a discussão àquilo que é necessário implementar pós Cimeira. No fundo, o objetivo é tentar encontrar um modelo que una a cultura com a melhor herança moral para a sociedade.

Oradores

Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto, Luís Braga da Cruz, presidente da Fundação Serralves, Nuno de Azevedo, administrador delegado da Fundação Casa da Música e Eduardo Oliveira Fernandes, presidente da Agência da Energia do Porto, são alguns dos nomes convidados a participar no debate. O mundo académico vai estar também representado por vários reitores de universidades portuguesas.

Como aconteceu anteriormente, o fórum vai dar lugar a dois grupos de trabalho. Primeiro, o programa das mesas plenárias, onde se vai discutir a estratégia e encontrar um novo caminho para o desenvolvimento sustentável e o programa das mesas paralelas, que visa mostrar as melhores práticas e ações de várias empresas.

Os grandes temas a ser debatidos vão-se prender, acima de tudo, com a eficiência energética e a inovação e novas tecnologias nas grandes cidades, assim como nova arquitetura, urbanismo, cultura, educação e turismo como fator de desenvolvimento.

Agora no Porto, a 2.ª Edição do Fórum Mundial Lisboa, conta com o apoio de diversas empresas que se quiseram unir à causa reforçando assim o leque que já compunha o comité da organização.