O grupo teatral brasileiro Parlapatões lançou, a 12 de março, o concurso para selecionar textos teatrais com um minuto de duração, para mais tarde serem encenados pelo grupo, no Festival de Peças de Um Minuto – versão portuguesa. As inscrições continuam abertas até 5 de abril, para esta iniciativa que vai decorrer no Chapitô, em Lisboa, de 9 a 12 de maio, inserida no Ano do Brasil em Portugal.

Em comunicado, o grupo explica que o objetivo é cruzar artistas teatrais brasileiros com dramaturgos portugueses, de forma a “estimular a pesquisa cénica envolvendo novas formas de dramaturgia e pretendendo dar visibilidade a experimentos de escritores em língua portuguesa”.

A temática é livre, mas o grupo relembra que abordagens sobre “a maneira como os povos dos países irmãos pensam uns sobre os outros” são cativantes. De entre os participantes, serão escolhidos 30 textos e, a cada um, será atribuído o valor de 50 euros.

A equipa de seleção portuguesa conta com a presença de Filomena Cautela e de Nilton, que vão escolher a peça portuguesa a ser selecionada.