A notícia foi adiantada esta quinta-feira, 21 de março, pelo presidente do Município do Porto, Rui Rio, depois de ter acompanhado as limpezas da brigada anti-grafiti que limparam os murais junto ao Jardim Botânico.

O realojamento das famílias

Em 2012, a Câmara do Porto confirmou que 17 famílias do Bairro do Aleixo tinham sido realojadas em “diferentes bairros sociais, de acordo com as suas preferências”. No entanto, cerca de 40 famílias do bairro não tiveram direito a realojamento. Segundo a Câmara, estas famílias não preenchiam os requisitos mínimos de habitação municipal.

Segundo Rui Rio, o Porto vai saber “em breve” a data em que a segunda torre do Aleixo vai abaixo, mas garante que só será demolida depois da Páscoa. Os habitantes do bairro do Aleixo – considerado um dos bairros mais inseguros da cidade do Porto – já estão a ser avisados da demolição da segunda torre do complexo habitacional.

A demolição da primeira torre do Aleixo aconteceu há pouco mais de um ano, no dia 16 de dezembro de 2011. Nessa altura, o presidente da Câmara disse que esperava ter o bairro do Aleixo demolido até ao final do seu mandato, algo que se provou inviável. No dia 6 de dezembro de 2012 confirmou-se que o Bairro do Aleixo não ia ser totalmente demolido durante o mandato de Rui Rio, ao contrário daquilo que estava planeado.

“Não será possível demolir o bairro todo até final do mandato porque tivemos de recalendarizar o plano de intervenção, em resultado de alteração da composição do fundo de investimento”, disse o Gabinete de Comunicação da autarquia, no fim de 2012. Mesmo assim, a Câmara admitiu ter planeada a demolição de “mais uma ou duas” das quatro torres que ainda fazem parte do Bairro do Aleixo.