São dois os concertos diários que vão decorrer, de 24 a 28 de março, na Torre dos Clérigos. Promover a Igreja dos Clérigos é a meta da iniciativa: “Temos de puxar pelos nossos galardões e dignificar toda a nossa oferta turística e, de modo especial, aquela que é o ex libris da cidade”, afirma Américo Aguiar, presidente da Irmandade dos Clérigos.

As irmãs, Ana e Sara Elias, são as carrilhonistas responsáveis. Lisboetas, são duas das fundadoras do Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão (CICO), que, a par da Associação Comercial do Porto, apoia a iniciativa. Galardoadas com vários prémios internacionais e conhecedoras de várias partes do mundo onde já tocaram, as irmãs vão fazer soar os sinos da torre mais alta da cidade do Porto.

“Devolver o instrumento da cidade” é, de acordo com Américo Aguiar, um dos objetivos, numa semana em que as visitas dos espanhóis são “particularmente elevadas“, graças ao decorrer da Semana Santa.

O presidente refere, ainda, a importância de investir no turismo depois da atribuição do prémio de Melhor Destino Europeu, em 2012, e do destaque à cidade dado nos vários jornais internacionais. Outras iniciativas para aumentar a visibilidade da cidade foram também levadas a cabo.

Outras atividades

Além dos Concertos de Carrilhão, durante a tarde do dia 24, para os cristãos conhecido como Domingo de Ramos, será apresentada a Capela da Nossa Senhora da Lapa, que “há dezenas de anos estava fechada pelo estado de ruína ou degradação”, de forma a “devolvê-la à cidade e aos turistas que a visitam”, afirma o presidente da Irmandade dos Clérigos.

A inauguração da capela restaurada está a cargo de Manuel Clemente, bispo do Porto e, por isso, presidente honorário da Irmandade dos Clérigos. Na mesma tarde, é apresentado o livro que assinala o sexto ano do clérigo no cargo.