Ricardo Caldas é o verdadeiro MacGyver. O jornalista, para além de sair para gravar e fotografar sozinho, dá vida a um jornal inteiro – desde a paginação à distribuição, passando pela redação. Este é um dos vários casos que dão vida à teoria do “Jornalista Multimédia do Século XXI” [PDF]. Cada vez mais, é necessário dominar as várias formas e géneros jornalísticos e ter a capacidade de se desdobrar em diversas tarefas.

O JPN foi conhecer a redação do jornal Vivacidade. O jornal regional que começou por ser apenas dirigido às freguesias de Baguim do Monte e Rio Tinto, entretanto cresceu e agora cobre a atualidade do concelho de Gondomar. Fundado no mês de abril, em 2006, o jornal está prestes a completar sete anos e, de edição em edição, tenta melhorar a sua imagem e qualidade. Com uma edição impressa e online, alimentadas por Ricardo, o jornal mensal conta atualmente com um número considerável de páginas (48), apesar de ser gratuito.

“Faço as reportagens, a maquete da paginação – embora não seja eu a fazê-la, planeio o jornal – e ainda faço a distribuição. A única coisa que não faço é ir à procura da publicidade“, conta Ricardo Caldas. Apesar de acompanhado por um diretor, um comercial e um paginador, ser o único jornalista do Vivacidade é um trabalho exaustivo.

A gratuitidade do jornal implica publicidade e publi-reportagens, pois só assim o jornal consegue sobreviver. No entanto, o que mais agrada a Ricardo são as “grandes entrevistas e reportagens que exigem investigação e alguma pesquisa. Normalmente não tenho muito tempo, faço uma por edição”, afirma o jornalista.

Com a expansão do Vivacidade, Ricardo terá agora a ajuda de um novo colaborador. Está também prevista uma aposta maior na edição online – com vídeo, fotografia e conteúdos próprios – que, por enquanto, apenas recebe textos do jornal impresso.