O estudo diz respeito aos anos de 2011 e 2012, com base em 1924 entrevistas feitas na sala de embarque do Aeroporto Francisco Sá Carneiro a 4119 pessoas, e permitiu traçar um perfil dos turistas estrangeiros que chegaram a Portugal via Pedras Rubras.

A maioria dos inquiridos era do sexo masculino, casado, trabalhador por contra de outrem e viajava acompanhado. As viagens eram em lazer e os turistas permaneceram na região por cerca de sete dias. Os gastos rondaram os 311 euros e as cidades de Porto e Braga foram as duas mais escolhidas pelos inquiridos.

O “Perfil do Turista Internacional do Porto e Norte de Portugal” concluiu, também, que a empresa de voos “low-cost” Ryanair foi a preferida para chegar à cidade Invicta, seguida pela Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), que transportou um em cada quatro turistas.

Em comparação com 2010/2011, o estudo desenvolvido pelo Instituto de Turismo (IPDT) demonstra que houve menos turistas em lazer, mas mais em negócios e em estudo. Houve também um aumento da quota de mercado dos hotéis, que contrasta com uma redução na escolha de alojamento paralelo – apartamentos e moradias privadas.