Numa cerimónia que contou com a presença de Franquelim Alves, secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, a Associação Salvador apresentou o “Portugal Acessível Mobile”. Esta aplicação, desenvolvida com o patrocínio da Fundação PT e da Microsoft, reúne informações sobre as condições de acessibilidade de 3500 espaços de alojamento, cultura, restauração, praias, transportes, unidades de saúde e farmácias em todo o país.

Uma experiência na primeira pessoa

A 2 de agosto de 1998, um acidente de mota deixava Salvador Almeida, um jovem de 16 anos, tetraplégico. A partir desta experiência de vida nascia, em 2003, e pelas mãos do próprio, a Associação Salvador, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que atua na área da deficiência motora. A missão a que, desde então, se propõe, é a de promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida.

Esta aplicação trata-se da versão para telemóvel da página Portugal Acessível, que existe desde 2008. Em ambas as plataformas, é possível pesquisar os locais com condições de acessibilidade por categoria, em determinado distrito ou concelho.

O “Portugal Acessível Mobile” é gratuito e pode ser instalado em smartphones com sistemas operativos iOS, Android ou Windows Phone. A grande vantagem desta aplicação, face a outros guias para pessoas com mobilidade reduzida, é o facto de todos os espaços indicados serem visitados fisicamente por um elemento da Associação Salvador, o que garante a credibilidade da informação disponibilizada.