Os estudantes da European Law Student Association (ELSA) da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) são os responsáveis pela organização da ronda europeia do European Moot Court Competition. O evento é, de acordo, com João Rocha, vice-presidente da ELSA FDUP, “um dos mais prestigiantes e reconhecidos a nível mundial”. O acolhimento vem, de acordo com o jovem, “reconhecer a Universidade do Porto e a capacidade do seu grupo académico para organizar este tipo de evento”.

No painel de participantes, contam-se algumas das principais figuras do Direito Internacional. Entre eles, Rolf Weber, especialista nas questões dos media, internet e legislação; Sofia Matteotti, especializada em áreas como energia e mudanças climáticas, e Shandana Gulzar Khan, ligada às questões jurídicas relativas ao Paquistão.

O objetivo é, de acordo com o site da organização, “criar a oportunidade para aprender sobre o sistema legal de outras culturas”, assim como incentivar à cooperação e à partilha de uma opinião que se pretende crítica. “Um único mundo no qual existe respeito pela dignidade humana e pela diversidade cultural”, traduz a visão da ELSA.

A competição

“O evento trará à cidade mais de 60 dos melhores alunos de Direito por toda a Europa e mais alguns dos prestigiantes nomes internacionais na área do Direito Comercial” afirma João Rocha, ao JPN. O vice-presidente explica, ainda, a competição consistirá na “simulação de um julgamento” de um caso específico. As equipas terão, então, de defender ou atacar o caso e, posteriormente, ser-lhes-á atribuída uma pontuação.

Os grupos apurados vão competir, posteriormente, em Genebra que reúne os vencedores dos vários continentes na sede da World Trade Organization (WTO), pelo prémio de poder estagiar na organização.